domingo, 23 de outubro de 2011

3.1 “Contextualizando a mudança: da teoria à prática”

Acredito que a prática dialógica é de fundamental importância para a relação entre educador e educando, pois não deve ser uma relação de imposição, e sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento.
É necessário conhecer o entorno do aluno, deixar que ele expresse suas experiências vividas, a imaginação e como se organizam em grupo enquanto sala de aula. Além de revelar o seu conhecimento de mundo. É importante levar em consideração o que o aluno já sabe sua bagagem cultural e intelectual, para a construção da aprendizagem.
Levo textos para reflexão, polêmicos, sobre problemas atuais e procuro deixar os meus alunos à vontade para participar da aula, debater, tirar as dúvidas e dar sugestões para próximas aulas.
As tecnologias podem se tornar ferramentas pedagógicas enriquecedoras desde que o professor desenvolva competência e habilidade para trabalhar com os recursos e explorá-los adequadamente, pois relembrando DOWBOR, L.,(2001): “As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las. E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico”

Nenhum comentário:

Postar um comentário